Antônio André Chivanga Barros (Ph.D)
Antônio André Chivanga Barros (Ph.D)
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (1989), Mestrado em Engenharia Química pela UFPB (1992) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1997). Foi professor do quadro do Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB), membro permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (FURB) e colaborador dos programas de Mestrado e Doutorado da UNICAMP.
Tem experiência na área de Engenharia Química, com atuação, principalmente, em modelagem matemática e termodinâmica de estágios de não equilíbrio e de equilíbrio.
Já desenvolveu correlações de eficiência de transferência de massa aplicadas aos processos de separação por destilação convencional e destilação extrativa, para a medida do desempenho destes processos.
Desenvolveu diversos trabalhos de investigação nas áreas de produção de biocombustíveis por transesterificação/esterificação com catálise homogênea e heterogenia e por craqueamento térmico e catalítico. Orientou teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Conta com mais de 100 publicações em revistas com fator de impacto e mais de 100 trabalhos publicados em eventos científicos.
Como gestor universitário, coordenou o curso de graduação em Engenharia Química da FURB (1998-2002), foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação da FURB (2002-2006 e 2010-2012). Foi Coordenador da Região Sul do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (2004-2005) e Vice-Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (2005-2006). Presidiu a Câmara de Ensino do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Regional de Blumenau (2004-2006 e 2010-2012).
Foi avaliador de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Cursos Superiores pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (2007-2012). Coordenou a execução de projetos de pesquisas aprovados através de editais da FINEP. Licenciou-se da FURB no dia 30 de Agosto de 2012. Integrou-se ao Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), localizada em Luanda, República de Angola. É docente do ISPTEC tendo sido Diretor Científico desta instituição (2013-2015). Foi Director Académico do ISPTEC e presidente do Conselho Pedagógico, de 2013 a Outubro de 2018.
É Consultor do Ministro da Cultura e Turismo para a Economia Circular e Conselheiro do Conselho Econômico e Social da Presidência da República. Eh Editor-in-Chef das Revistas Angolan Mineral, Oil and Gas Journal (AMOGJ) e Angolan Industry and Chemical Engineering Journal (AInCEJ).